Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Bullying

Esta semana não me tem corrido nada bem. Para além do facto de ter tido testes às minhas disciplinas favoritas: Matemática e Biologia (note-se a ironia), ontem aconteceu uma coisa que me deixou mesmo triste e frustrada.

Combinei almoçar com uma amiga minha num café perto da escola com uns colegas meus. Como ela estava atrasada mandei-lhe uma mensagem a avisar que estávamos no café.
Pouco depois ela chega, a chorar.
Quando (finalmente) a consegui acalmar ela contou-me que uns rapazes da turma dela andavam a chateá-la e a gozar com ela.
Fiquei surpreendida, porque é uma atitude um pouco infantil em rapazes de 16 ou 17 anos e ainda mais surpresa fiquei quando soube o motivo.
Eles andavam a chamar-lhe gorda e a mandar piadas sobre isso.
O pior é que a minha amiga acredita nas palavras deles e fica mesmo muito magoada. Ainda por cima os colegas de turma dela têm medo dos tais rapazes e não a ajudam nem a defendem. Porque pelos vistos ela nem sequer é a única com que eles implicam. Mas ela diz que eles embirraram mais com ela porque ela às vezes até lhes responde.
O facto mais importante é que a minha amiga não é gorda. Pode-se dizer que é curvilínea e que talvez até tenha uns quilinhos a mais, mas gorda não é.
E não digo isto só por ser amiga dela. Mas se quiserem comparar com esses esqueletos ambulantes que andam por aí, então ela é gorda. E eu também. Aliás, todas as pessoas com mais de 50kg são gordas se formos por aí.

Sinto-me mesmo mal por não a conseguir ajudar mais. Já lhe disse que não lhes ligasse, porque eles têm ainda mais gozo quando as pessoas dão resposta.

Já estiveram nesta situação? Algum conselho? :S
Beijo,
Anjo sem Asas.

13 comentários:

Rita da Maçaroca disse...

Não, eu graças a deus nunca passei por isso e nunca soube de nenhum caso lá pela escola.
Mas acho que se estivesse no teu caso dava-lhe a maior força, mostrava-lhe que nem só a aparencia é o mais importante e o quanto ela vale como pessoa. Isto tudo independentemente da estrutura fisica dela... Hoje em dia até a marca de roupa que usas serve pra implicar. Tudo lhes serve para iniciar uma briguinha de putos...
Sinceramente pensei que as pessoas já tivessem crescido um bocadinho mas enfim...
Beijinho*

DS disse...

Se fores da escola dela podias tentar acompanha-la mais de modo a não estar sozinha.
Caso não sejas, às vezes o melhor é por os phones nos ouvidos, e fingir que não se passa nada.

Obviamente que a situação é mas complicada, e dá vontade de desfazer a cara a esses indivíduos..mas não é possível isso. Agora acho que os colegas dela deviam ajudar. Não me querendo armar em forte, mas eu mesmo sendo gozado, tentaria defender ou por o menos acompanhar, aqueles que estavam na mesma situação que eu.

Beijinho ;)

Anónimo disse...

Eu já passei por isso e posso.te dizer que foi a pior fase da minha vida. Fui para uma turma nova onde não conhecia ninguém e onde as meninas tinham a mania que eram chiques e lindas e eu era a feia e gorda da turma. Fizeram-me de tudo: Desde d gozarem comigo, a meterem um rapaz constantemente atrás de mim a dizer que eu estava grávida dele e que era uma maluca na cama (isto no 7ºano o que para mim isto era gravíssimo LOL) e como eu não dizia ai nem ui (se bem que chegava a casa e chorava e chorava) começaram a bater-me, depois tentaram-me espetar-me um alfinete de ama e por fim meteram um telémovel na minha mala e acusaram.me de roubar. Quase fui expulsa da escola. Foi Horrivel. Aí tive que contar aos meus pais que foram à escola aquando do "roubo" e o meu primo mais velho que andava na escola meteu-se ao barulho. Avisou o menino que gozava comigo e as meninas, como eles nao pararam bateu nele e tava prontinho para bater nelas também. Aí elas admitiram que me tinham colocado o telémovel na mala e tiraram a queixa para alem que tiveram um processo disciplinar. Aí tudo acabou.

O melhor mesmo é dares todo o teu pai e juntares.te com mais uns amigos e dizeres umas boas a esses meninos.

Beijinhooos*

Anónimo disse...

P.s- Desculpa o testamento e já agora.. Mudei de link é este o novo..

Beijinhooos*

Adriana João # disse...

Tenho uma amiga qe infelizmente ja esteve numa situação bem pior. Quando nao se liga a essas bocas nojentas e deprimentes os qe as mandam acabam por se cansar. mesmo qe seja dificil nao podemos acreditar nas merdas qe ouvimos ! Como eu digo sempre « coitados daqueles qe gozam com os outros ! Têm tantos defeitos qe precisam de apontar as merdas mais insignificantes nos outros para nao verem a grande merda qe sao ! »


É cagar e andar :s

Beijinho *

Ritinha disse...

bem isto está diferente :D

oh pah essa situaçao é dificil... tem que haver alguem que enfrente esses palermas!!!

beijinho

Sophia disse...

Ignorar :x

Alice in Neverland disse...

falem com um professor de confiança e que crêem que vai dar a devida atenção ao assunto.
isto é algo muito sério, pois o que eles fazem à tua amiga agora, sabe.se lá o que poderão estar a fazer a outros concomitantemente ou no futuro (muitos dos bullies passam para marginais num ápice). e até ela pode ficar com traumas psicológicos.
é o melhor conselho que vos posso dar. e é aquele que nós professores aprendemos e queremos que os alunos pratiquem =)

Mary disse...

Já vivi de perto essa realidade, ou melhor, na primeira pessoa,foi dificil,e foi ainda mais dcomplicado não ter o apoio das minhas amigas (os). É bastante duro e cruel, ter de ouvir 'bocas'. Contudo consegui (ainda não sei como) ultrapassar tudo isso soziha. A ti, só te posso dizer para apoioares essa tua amiga.
Beijinhos
vou seguir-te*

Anónimo disse...

Acredita que isso, visto do meu ponto de vista, é pouco. E não, não estou a gozar. A minha turma é especialista nas chamadas "bocas" que afectam mais que o desejado.

Diz-lhe que há casos bem piores do género "Preferia que me fossem ao cu do que comer aquela gaja", "se eu comesse aquilo vomitava"... Relativamente a uma pessoa feia. Bem, ela pode aprender aqui uma importante lição. QUe nem tudo o que dizem sobre nós é verdade, que algumas coisas são só mesmo para pôr abaixo. São hipérboles. Lá por ter dois ou três quilos a mais não quer dizer que seja gorda ao ponto de se deixar afectar quando lhe chamam isso. Porque de certeza que não é daquelas miudas gordas porque comem, mas sim uma rapariga que têm anca larga, se calhar; e essas têm mais tendência a pesar mais; mas ao menos temos onde nos agarrar (;P. Reagir a isso não. Era dar importância a vozes de cães. Ela que aja por vontade própria e que se convença que toda a gente lhe apontará defeitos, por mais perfeita que ela seja. É preciso é ir sempre melhorando. Mas não por causa do que os outros dizem, mas sim por causa do que nós achamos de nós próprios. Que se lixem aqueles que só sabem criticar

IC disse...

Uma situaçao bem complicada.. Se calhar o melhor é participar a alguém lá da escola: um professor ou assim...

jo disse...

Obrigada +.+

tenta provar-lhe o contrário ;)

Mags disse...

Bem isso ja aconteceu na minha escola. O pior é que os stores só se importam quando é bullying físico. Agora eu pessoalmente não sei o que aconselhar com o psicológico. Uma amiga minha é gozada a ja 3 anos e a única coisa que ela faz é ignorar, pois não se sabe defender, mas também duvido que seja feliz assim.